Buenos Aires é uma mistura, com tons melancólicos, entre Paris e Madri. Aqui temos alguns lugares que você não pode perder.
Capital política, econômica e social da Argentina, essa imensa cidade é composta por dezenas de bairros, subúrbios e distritos, tão diferentes entre si que parece que estamos passando por cidades diferentes dentro da mesma.
Buenos Aires, que parece mais velha do que suas cidades predecessoras na Europa. Cansada e sábia do que corresponde à sua idade, sendo o reflexo fiel da desigual sociedade argentina, tentando atenuar com tango, futebol e humor negro seu eterno inconformismo.
Você precisaria de meses para entender o que é Buenos Aires, mas se sua viagem não permitir uma demora tão longa em suas ruas, deixamos você com este pequeno ranking dos bairros que você não deve perder.

1. MICROCENTRO

O Obelisco: O personagem principal do centro da cidade / Foto: Canva Pro
Ônibus, táxis e pessoas circulam pelas ruas estreitas e calçadas do frenético «microcentro». O horário de pico é geralmente durante o horário comercial. Localizado a leste da Avenida 9 de Julio – a avenida mais larga do mundo – o Microcentro está repleto de empresas, sedes de bancos, escritórios de multinacionais e instituições governamentais. Às sextas-feiras, os homens de negócios tiram suas gravatas, enquanto tomam algumas cervejas nos pubs e bares irlandeses localizados na área. Esse é um dos lugares a não perder.
Principais pontos de interesse:
Florida Street.
Como uma elegante rua de pedestres, a Florida começa na Avenida de Mayo e continua por quase um quilômetro até a bela Plaza de San Martin, em Retiro. Cercada por shopping centers, como a Galerias Pacifico, com lojas de marca, lojas de couro e de souvenirs, a Rua Florida é um lugar interessante para observar a atividade vibrante de Buenos Aires e fazer compras.
Localização: Florida Street, entre a Plaza San Martin e a Avenida de Mayo.
- Avenida de Mayo
Essa importante avenida conecta a Plaza de Mayo e a Plaza Congreso ao longo de um trecho de dez quadras com estruturas neoclássicas e art nouveau europeias que refletem a influência europeia na cidade. Nomeada em homenagem à Revolução de Maio de 1810, a rua abriga tesouros históricos, como o famoso Café Tortoni, conhecido como o centro cultural de Buenos Aires.
Localização: Avenida de Mayo, das 500 às 1400.
- Avenida 9 de Julio e o Obelisco
Você não pode perder a incrível vista da Avenida 9 de Julio, a avenida mais larga do mundo. O Obelisco está cuidadosamente localizado no cruzamento da 9 de Julio com a Avenida Corrientes. De lá, você pode desfrutar de um passeio durante o dia ou à noite e ver muitos dos pontos turísticos de Buenos Aires, como o Teatro Colón, a Embaixada da França e uma fileira de esculturas e monumentos nas calçadas centrais.
2– SAN TELMO

Visite San Telmo no domingo para conhecer um mundo de antiguidades / Foto: Canva Pro
Outro lugar tocado pela onda melancólica e apaixonada do tango é San Telmo. Nas casas que dão para suas ruas de paralelepípedos, ainda é possível ver a antiga grandeza e riqueza das famílias que habitavam um dos bairros mais antigos de Buenos Aires. Esses dias já se foram e, hoje, as casas residenciais de Palermo são o lar de pessoas muito mais humildes. Junto com elas vivem hotéis butique, albergues, restaurantes e bares, um verdadeiro reflexo do atual caráter turístico de San Telmo.
Você encontrará tango na rua, locais arquitetônicos, museus, belas lojas de antiguidades e antigas igrejas de Buenos Aires que hoje servem como pano de fundo para negócios, eventos culturais e atividades cotidianas.
O melhor dia, sem dúvida, para visitar é o domingo, onde você encontrará uma bela feira de artesanato combinada com dançarinos de tango, fará alguns passeios turísticos, comerá e tomará um café em um dos impressionantes e notáveis cafés.
Principais pontos de interesse:
- Praça Dorrego
No coração do centro histórico de San Telmo, a Plaza Dorrego oferece uma das experiências mais autênticas para turistas e portenhos que procuram designs e estruturas coloniais originais. Durante todo o fim de semana, a praça central de San Telmo fica lotada com o impressionante mercado de artesanato e antiguidades. No domingo à tarde, a praça de paralelepípedos se transforma em uma milonga ao ar livre, onde especialistas e casais amadores vão dançar tango.
Localização: Entre as ruas Defensa e Humberto Primero.
Localização: Avenida 9 de Julio 1300 a 500.
- Mercado de San Telmo
Você deve dar um passeio pelo Mercado de San Telmo, criado em 1897 e onde encontrará, além dos objetos que são vendidos nos mercados de rua, frutas, verduras, objetos decorativos e uma atmosfera de outro século. Se você quiser evitar as multidões, é melhor visitar entre terça-feira e sábado. O local fica fechado às segundas-feiras.
3- PALERMO

Desfrute de Palermo repleto de bares, restaurantes e cafés / Foto: Canva Pro
O carismático e cosmopolita bairro de Palermo, em Buenos Aires, com sua famosa Plaza Serrano, onde as conversas, risadas e cervejas durante todas as tardes e noites parecem não ter fim. Esse lugar está se tornando o destino da moda para os amantes de design, bares e cultura de rua.
Um dos principais e mais importantes destinos turísticos de Buenos Aires é Palermo, o maior e mais moderno bairro para passeios turísticos da cidade, e um dos melhores bairros para procurar acomodação em Buenos Aires pelo movimento que tem, mas você deve ter em mente que está longe do resto dos recursos para visitar.
Atividades diurnas e noturnas
Com muita vida, muitas atividades durante o dia e à noite. Tudo pode ser encontrado em poucas ruas: alguns dos melhores restaurantes de Buenos Aires, lojas de grife, pubs, bares e casas noturnas.
Palermo tem várias subdivisões, como Palermo Soho (nomeado em homenagem ao Soho de Nova York) e Palermo Hollywood (devido ao fato de que alguns estúdios de TV, rádio e cinema estão localizados lá).
Principais pontos de interesse:
- Praça Serrano
Restaurantes, bares, artesãos e designers urbanos comercializam seus produtos aqui nos finais de semana.
Localização: No cruzamento da Borges com a 1600 – Honduras com a 4700 – Serrano com a 1500.
- Jardim Botânico
This National Monument, almost 170 years old, has been carefully designed with more than 5,000 species of plants, beautiful sculptures and greenhouses.
Localização: Plaza Italia e Santa Fe no número 3900.
- Bosques de Palermo
O parque e seus arredores são um dos melhores lugares para se visitar em Buenos Aires. Decorado com jardins de rosas, florestas e lagos, é o lugar perfeito para desfrutar como parte de um passeio pela cidade de Buenos Aires. Do lado nordeste do parque, você pode chegar ao parque e ao seu belo calçadão, Costanera Norte.
Localização: Avenida Sarmiento, Avenida Libertador de 3500 a 5000, Avenida Costanera Rafael Obligado.
4- RECOLETA

Cemitério da Recoleta surpreende com seus enormes túmulos e numerosos corredores / Foto: Canva Pro
O bairro mais rico de Buenos Aires apresenta, curiosamente, um cemitério como o elemento mais reconhecível. O túmulo de «Evita» Perón é um dos lugares mais visitados de Buenos Aires. No entanto, ela não é a única hóspede eterna de alta linhagem, pois o cemitério da Recoleta está repleto de mausoléus impressionantes e túmulos ornamentados. Apesar de sua popularidade, esse cemitério não é o maior da Argentina, sendo que o cemitério de Chacarita detém essa honra.
Alguns turistas acham que a Recoleta é como estar na Quinta Avenida de Manhattan, com seus hotéis luxuosos e casas impressionantes.
Um local de visita obrigatória em Buenos Aires!
Assim como o bairro vizinho de Palermo, a Recoleta se tornou aquele lugar da moda onde todos os portenhos tomam um drinque para ver e ser vistos. Se você quiser ser um deles e estiver procurando um restaurante na Recoleta, lembre-se de que em Buenos Aires ninguém janta antes das 22 horas!
Um bairro residencial e comercial de luxo, repleto de edifícios em estilo francês e construções art nouveau, a Recoleta é um dos bairros mais caros e elegantes de Buenos Aires e um dos mais populares entre os turistas.
Sua praça central, a Plaza Francia, é cercada por cafés, restaurantes e outras atrações turísticas muito importantes de Buenos Aires, como a Igreja do Pilar, o Palácio Nacional das Artes (Palais de Glace) ou a Faculdade de Artes e Ciências (Facultad de D
Principais pontos de interesse:
- Cemitério da Recoleta.
Mais do que um cemitério, esse famoso monumento é uma das atrações turísticas mais importantes de Buenos Aires. O Cemitério da Recoleta é um museu de arte que remonta a 1800. Ele abriga os restos mortais das personalidades mais influentes e importantes da história argentina, como a populista Eva Perón. Seus mausoléus de mármore são dedicados a famílias inteiras e descendentes, e são adornados com esculturas e outros monumentos extravagantes que refletem a opulência da alta sociedade argentina. Você não pode visitar Buenos Aires, nem passar pelo bairro da Recoleta sem visitar esse importante local de interesse.
Localização: 1700 Junín St.
Centro Cultural Recoleta
O edifício foi doado à cidade pelos franciscanos em 1716. Desde sua reforma em 1980, ele funciona como um centro cultural e um dos locais mais populares da cidade.
Localização: 1930 Junin Street.
A SER DESENVOLVIDO: MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES, FLORAIS GENÉRICA, PLAZA GENERAL SAN MARTIN E RETIRO.
5- PUERTO MADERO

Puerto Madero é conhecido por seus modernos arranha-céus / Foto: Canva Pro
Esse bairro à beira-mar de Buenos Aires é a parte mais moderna da cidade. Com imponentes arranha-céus de vidro, restaurantes elegantes e casas noturnas da moda, Puerto Madero é apreciado pelos ricos e famosos.
É um bairro jovem que surgiu das antigas docas que faziam parte do porto, dando lugar a um novo desenvolvimento na cidade, em uma área segura e ideal para o lazer e a vida de luxo. Atualmente, Puerto Madero é considerado o mais importante centro de negócios e também uma das atrações turísticas imperdíveis de Buenos Aires.
Hoje, Puerto Madero parece um bairro moderno de uma capital europeia ou de uma grande cidade americana. Durante o dia, é um bom lugar para fazer um passeio de bicicleta ou caminhar ao longo das águas do Rio La Plata. À noite, é um convite para comer alguma coisa e tomar seus primeiros drinques antes de ir para Palermo para o próximo nível de diversão e festa.
Principais pontos de interesse:
- Puente de la Mujer (Women’s Bridge).
Essa ponte para pedestres é um marco na história arquitetônica de Buenos Aires e é impossível passar despercebida. Ela foi projetada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Uma asa branca se projeta para fora da calçada da ponte. Para alguns moradores locais, a Puente de la Mujer se assemelha a uma mulher dançando tango.
Localização: Doca 3 de Puerto Madero.
- Reserva Ecológica
Por trás dessa maravilhosa peça de arquitetura moderna em Puerto Madero, na movimentada Costanera Sur, está a Reserva Ecológica. Um refúgio incrível e tranquilo, definitivamente o lugar para fugir de toda a agitação de Buenos Aires, caso você precise de algumas horas de paz e tranquilidade ao ar livre. Repleta de flora e fauna deslumbrantes, é um ponto turístico ideal para fazer caminhadas ou andar de bicicleta pelas trilhas que levam ao Rio de la Plata.
Localização: Avenida Tristán Achaval Rodríguez, 1500
6– LA BOCA

O bairro de La Boca encanta com suas casas coloridas / Foto: Canva Pro
Um bairro colorido e charmoso ao lado do antigo porto de Buenos Aires. La Boca é sinônimo de tango e futebol. Com suas casas e tabernas multicoloridas, o bairro mantém a tradição do tango, a paixão pelo futebol e as raízes italianas. Hoje é um dos mais importantes centros culturais e atrações turísticas de Buenos Aires, graças à variedade de passeios a pé, jogos de futebol no famoso estádio do Boca e shows de tango.
Cenas coloridas, artesanato e tango a todo vapor!
De uma sacada em La Boca, as estátuas de Diego Armando Maradona, Eva Perón e Carlos Gardel cumprimentam os transeuntes com duas faces totalmente diferentes. Por um lado, há suas ruas turísticas, lideradas pelo mítico Caminito. E, do outro, a área de casas em ruínas que abrigam, há décadas, famílias humildes da classe trabalhadora.
Os turistas são a maioria aqui, repleta de vendedores de quadros e artesanato, donos de pousadas, dançarinos de tango e, por que não dizer, batedores de carteira. As músicas de Gardel tocam nos terraços dos restaurantes para que grupos de turistas de todo o mundo comam enquanto admiram casais dançando tango.
Atenção! Segurança no Caminito
Embora durante o dia La Boca seja um dos bairros mais memoráveis da cidade, ao cair da noite ele se torna um dos mais perigosos, por isso é aconselhável visitá-lo pela manhã.
Também não é uma boa ideia se afastar muito das ruas mais turísticas.
INCLUI PASSEIO E HOP ON HOP OFF
Principais pontos de interesse:
- Locais a não perder: Caminito
Com o nome de uma famosa canção de tango composta pelo famoso cantor Carlos Gardel, Caminito é um museu de tango ao ar livre e um mercado de arte. Suas ruas de paralelepípedos, casas de cores vivas e obras de arte originais em todo o bairro são uma visão rara, algo que você não verá em nenhum outro lugar do mundo. Os restaurantes tradicionais apresentam shows de tango ao vivo, além de dançarinos e músicos que mostram seu talento. Uma visita ao Caminito não pode faltar em suas férias em Buenos Aires.
Localização: Avenida Pedro de Mendoza, 1800.
- Além disso, o Estádio do Boca Juniors
O colorido estádio azul e amarelo é um dos marcos mais famosos de Buenos Aires e atrai milhares de argentinos e estrangeiros. Se você gosta de futebol, alguns lugares a não perder são os estádios de futebol argentinos!
Em uma partida de futebol nesse estádio de Buenos Aires, é possível sentir a pura paixão e a incrível devoção que os torcedores do Boca têm por seu time. Se você é um fanático por futebol, não pode perder a oportunidade de conhecer o futebol argentino ao vivo e direto – experimente a paixão argentina de perto! Reserve um tour de futebol e obtenha seus ingressos facilmente aqui.
Fato interessante: O estádio é chamado de La Bombonera porque seu formato se assemelha a uma caixa de chocolates.
Localização: 800 Brandsen Street.
7- TIGRE

O Tigre realmente torna o destino diferente de Buenos Aires, a apenas uma hora de carro de Buenos Aires, o delta do Rio Tigre oferece aos moradores e turistas um lugar ideal para realizar uma variedade de atividades em um ambiente natural único.
Mercado de artesanato, a charmosa cidade provinciana de Tigre oferece uma agradável mudança de ritmo em relação à vizinha Buenos Aires. Localizada no delta do Tigre, no ponto de encontro do Rio Paraná e do estuário do Rio da Prata, é uma escolha popular para uma viagem de um dia a partir da capital.
O Rio Tigre, com centenas de pequenas ilhas, está localizado a cerca de 32 quilômetros a noroeste de Buenos Aires e pode ser alcançado da cidade por trem, seguido de um passeio de barco diretamente da estação de trem.
Museu Naval, restaurantes e diversão para a família!
Although the main attraction here is the Delta itself (formed from the meeting of five rivers), you can also find others places not to miss like the Naval Museum, restaurants and recreational areas for children. Several tour operators offer day trips to the Tigre River delta, but visitors also have the opportunity to book stays at local bed and breakfasts and adventure lodges.

